Sessão nº3 14/03/2022

     Nesta sessão, já foram escolhidas as escolas onde iremos estagiar e já era suposto estarmos em contacto com as escolas para iniciar os estágios. Foi feito o ponto de situação neste aspeto de maneira a apressar as nossas idas às escolas. 

    Depois começamos a falar um pouco na estrutura que o relatório ia assumir: 

Comunidade escolar

- Escola / Agrupamento

Descrição do agrupamento (escolas) / Carta educativa

- Referir o Patrono

- Enquadramento geográfico da escola

- Coordenador do departamento

- Oferta formativa da escola

- Quantos alunos tem a escola?

- Os professores de geografia dão mais alguma disciplina?

- O projeto educativo do agrupamento

- Equipamentos / Recursos educativos

- Caracterização da turma

- Tipos de perguntas que os professores dirigem aos alunos
    A segunda parte da aula voltamos ao assunto da aula anterior em que discutimos algumas estratégias a adotar em sala de aula. Desta vez o tema foi o tipo de perguntas que o professor faz e como e a quem as deve dirigir. O docente deve ter noção que quando as turmas são dirigidas à o objetivo é meter todos a pensar, a aula avança mais rápido porque há sempre resposta, mas por norma respondem os mais participativos, em simultâneo, é mais confortável responder erradamente, entre outras coisas.
Quando a pergunta é dirigida ao aluno, o objetivo prende-se com o facto de "puxar" por um aluno, chamar a atenção do aluno, proporcionar uma avaliação individual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reflexão sobre a unidade curricular

Sessão nº1 - 21/02/2022