Sessão nº3 14/03/2022
Nesta sessão, já foram escolhidas as escolas onde iremos estagiar e já era suposto estarmos em contacto com as escolas para iniciar os estágios. Foi feito o ponto de situação neste aspeto de maneira a apressar as nossas idas às escolas.
Depois começamos a falar um pouco na estrutura que o relatório ia assumir:
Comunidade escolar
- Escola / Agrupamento
Descrição do agrupamento (escolas) / Carta educativa
- Referir o Patrono
- Enquadramento geográfico da escola
- Coordenador do departamento
- Oferta formativa da escola
- Quantos alunos tem a escola?
- Os professores de geografia dão mais alguma disciplina?
- O projeto educativo do agrupamento
- Equipamentos / Recursos educativos
- Caracterização da turma
- Tipos de perguntas que os professores dirigem aos alunos
A segunda parte da aula voltamos ao assunto da aula anterior em que discutimos algumas estratégias a adotar em sala de aula. Desta vez o tema foi o tipo de perguntas que o professor faz e como e a quem as deve dirigir. O docente deve ter noção que quando as turmas são dirigidas à o objetivo é meter todos a pensar, a aula avança mais rápido porque há sempre resposta, mas por norma respondem os mais participativos, em simultâneo, é mais confortável responder erradamente, entre outras coisas.
Quando a pergunta é dirigida ao aluno, o objetivo prende-se com o facto de "puxar" por um aluno, chamar a atenção do aluno, proporcionar uma avaliação individual.
Comentários
Enviar um comentário